Fincadas de Mastro de São Benedito – Barra do Jucu 2024

(passe para o lado)

Nos dias 21, 22, 28 e 29 de dezembro de 2024, as bandas de congo da Barra do Jucu irão realizar as tradicionais fincadas de mastro em celebração a São Benedito, com cortejo pelas ruas do balneário mais querido de Vila Velha.

O município canela verde, é berço de um dos lugares que tem um dos maiores bens culturais do estado do Espírito Santo, representando um importante fator de orgulho que a sua população tem de seus costumes, ainda mais por ser motivo de união das famílias em torno de tradições, artes e ofícios que envolvem e conectam várias gerações, que perpetuam o nosso patrimônio imaterial, o congo, através da atuação das bandas Mestre Alcides, Mestre Honório, Tambor Jacaranema e Raízes da Barra.

A valorização destes costumes e tradições, é fundamental no processo de fortalecimento da identidade local, de maneira que as comunidades se reconheçam como parte integrante do seu Patrimônio Cultural. Confira o calendário abaixo.

Os festejos começam no dia 21 de dezembro, no sábado, com a Banda de Congo Mestre Alcides, que terá concentração na Rua Antenor Pinto Carneiro, em frente ao Atelier do artista plástico Kleber Galvêas, a partir das 15h, com início do cortejo às 16h, trajeto pelas ruas do bairro e fincada do mastro na Praia do Barrão, com retorno pelas mesmas ruas, para encerramento no mesmo local de concentração, por volta das 19h.

No dia 22 de dezembro, domingo, as ruas da Barra do Jucu serão tomadas pelo cortejo da Banda de Congo Raízes da Barra, que terá concentração na Rua Reginaldo Leão, perto da entrada principal do Campo do Esporte Clube Barrense, a partir das 15h, com início do cortejo às 16h e trajeto pelas ruas do bairro, passando pela Praia do Barrão. A fincada do mastro ocorrerá na Praça dos Pássaros, localizada na Rua das Andorinhas. O encerramento está previsto para acontecer por volta das 19h, no Campo do Barrense.

Dia 28 de dezembro, sábado, as ruas da Barra do Jucu serão tomadas pelo cortejo da Banda de Congo Mestre Honório pelas ruas do bairro, iniciando com a concentração na Rua Antônio dos Santos Leão, no Espaço Cultural Mestre Honório. O trajeto vai até a Praia do Barrão, com retorno pelas mesmas ruas até fincar o mastro na Igreja Nossa Senhora da Glória, localizada na Praça Pedro Valadares.

Dia, 28 de dezembro, domingo, as ruas da Barra do Jucu serão tomadas pelo cortejo que encerrará as celebrações de São Benedito com a Banda de Congo Tambor Jacaranema, que fará a sua apresentação pelas ruas do bairro. A concentração será tradicionalmente na casa da matriarca da banda, a Dona Dorinha Vieira Gervásio, com concentração e celebração a partir das 15h30, início do cortejo às 16h30, com fincada do mastro na Igreja do Perpétuo Socorro, na Rua Vasco Coutinho e encerramento na Praia do Barrão, por volta das 19h, finalizando assim as quatro fincadas do mastro em celebração a São Benedito na Barra do Jucu, no ano de 2024.

Já os festejos das Retiradas do Mastro de São Benedito acontecem nas seguintes datas, no mês de janeiro de 2025:

12/01/25 – Banda de Congo Raízes da Barra
(DOMINGO – concentração 15h na Rua Reginaldo Leão, em frente a entrada do Campo do Barrense)

18/01/25 – Banda de Congo Mestre Alcides
(SÁBADO – concentração 15h na Rua Antenor Pinto Carneiro, em frente ao Atelier do Kleber Galvêas)

19/01/25 – Banda de Congo Tambor Jacaranema
(DOMINGO – concentração 15h na Rua Reginaldo Leão, na casa de Dona Dorinha, perto do Campo do Barrense)

26/01/25 – Banda de Congo Mestre Honório
(DOMINGO – concentração 15h na Rua Antônio dos Santos Leão, em frente ao Espaço do Congo Mestre Honório)